terça-feira, 12 de abril de 2011

A ESPERANÇA RESSURGE NA NOSSA CASA!

Em fevereiro de 2009, quando coloquei meu nome à disposição para disputar a eleição do comite gêstor sabia da grande possibilidade de ganhar a eleição, como de fato aconteceu e com muito mais votos do que eu esperava. A certeza era tanta, pois via que as pessoas que estavam entrando para o camelódromo estavam assustadas, assim como eu, com o que se apresentava. Só que o meu medo se transformou em força, e isso atraiu a confiança de todos os meus irmãos camelôs que por consequência queriam eu e nossso grupo à frente deste empreendimento feito para nós os camelôs. Depois de eleito não decepcionei, lutei arduamente durante 13 longos meses, quase que diariamente para conter o avanço de seres cruéis que  queriam esfolar nosso povo. Pessoas poderosas que foram postas no nosso caminho pela prefeitura para exterminar com nossa categoria. Resistimos a tudo: ameaças, calúnias, difamações, assédios, tanto moral como sexual, coações, ofertas de presentinhos e muito mais. E com isso atraímos a ira desses seres que não conheciam resistência, que não estavam acostumados a ouvir um "não", pensavam eles que gritariam e nosso povo ia se calar, enfiar o rabo entre as pernas e chorar. Isso não aconteceu: brigamos e resistimos até o fim de meu mandato e tenho orgulho de dizer que até a data derradeira de minha saída nenhuma pessoa foi despejada de sua banca, por mais que eles quisessem. Conseguimos conter a ânsia destes seres do mal, colocamos o camelódromo em pauta, mostramos as chagas deste empreendimento enganador para toda a sociedade, que aliás sempre esteve do nosso lado, desde o mais humilde cidadão ao intelectual: cito, por exemplo, Dr. Claudio Britto, que em um momento de muito justiça veio a RBS TV e disse "esses que brigam tem razão, esse camelódromo só deu certo para uma meia dúzia de pessoas que estão em espaços mais privilegiados’’. Não preciso citar todas nossas façanhas, todos sabem, e se não souberem, está contada aqui nesse blog ou no blog www.julianodocamelódromo.blogspot.com. Mas devo citar que também colocamos quase a unanimidade dos vereadores de Porto Alegre do nosso lado, politicos em sua maioria descentes que viram a besteira que esse Prefeito tinha feito, influenciado por um secretário que queria tão somente crescer em cima da desgraça dos outros, e conseguiu.


   Depois de minha saída, em abrill de 2010, se passou mais um ano e aí sim eles conseguiram botar em prática seus planos, expulsando centenas de famílias do camelódromo sem dó nem piedade, que hoje se encontram na rua da amargura, sem empregos e sem esperança de futuro. Cobram taxas absurdas, sobem condomínio ao bel prazer, ganham horrores de dinheiro com um banheiro pago, tomaram o estacionamento que era para ser nosso, e assim vão indo. Se alguem se opor, é ameaçado com uso da força da SMIC, que é na verdade a serva deste sistema perverso e excludente.
   Mas eis que surge no horizonte uma nova esperança: uma nova eleição está para acontecer dentro deste sistema carcerário chamado camelódromo. Graças a Deus, eles respeitam o mínimo de democracia, e assim surgem novas esperanças, pois conseguimos convencer bravos guerreiros, que lutaram com nós no passado, a disputar essa eleição. Pessoas do bem que queriam e querem o bem do vizinho, pessoas que não olham só para seu umbingo, pois sabem que sozinhos não vão a lugar nenhum. Falo da Ângela, fiel amiga de tantos e tantos anos que nunca vacilou na defesa por igualdade; Anselmo, velho amigo dos tempos de Rua da Praia, que mesmo livre de ser incomodado pelo sistema estava lá firme com nós, disposto até a perder sua banca, mas não deixar seus amigos sozinhos; e, por fim, a minha querida Amiga Vera, pessoa das mais íntegras, que sempre que precisávamos estava ali firme gritando por justiça, que mesmo em momentos mais dificeis, até de ameaças, não titubeou em nos defender.
   Tivemos paciência e Fé, esperamos com tranquilidade e vemos que agora vamos retornar, e não só pela nossa vontade, mas também pela vontade do povo do camelódromo que não aguenta mais ser tratado como escravo e que nos chamam novamente para o front, pois sabem que nós jamais iremos nos render ou nos vender. E nessa nova empreitada, eu conto mais uma vez com você, camelô e cidadão, que lê e acompanha este blog, para apoiar essa nossa chapa 3 rumo à vitória, na certeza de que é o único caminho para a sustentabilidade e a igualdade no camelódromo!


Juliano Fripp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário