sábado, 23 de abril de 2011

AS ÚLTIMAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO


Depois do despejo de centenas de famílias do camelódromo o prefeito Fortunatti pretende tirar das mãos de centenas de famílias o direito a moradia, conquistado durante anos e anos em intermináveis reuniões do OP Região Centro. Como conselheiro desta região não posso me calar e digo: estão preparando mais um golpe, igualzinho ao que fizeram no camelódromo. SOCORRO.
Como conselheiro do OP região centro estou atento,junto com tantos outros delegados da região. Na última reunião da região, tivemos a informação da Sr. Beth Corbeto de que vai haver um empenho do governo no sentido de dar continuidade ao projeto de construção de casas na Avenida Ipiranga. Devo dizer que nesse dia estava também na reunião um representante da comissão de habitação da câmara que se comprometeu em auxiliar em tudo que for possível nossa região para que não haja nem um tipo de manobra por parte do governo municipal no sentido de alijar pessoas e entidades do processo. Nesse sentido foi feito uma reunião na sexta-feira na vila sossego, pois enxergamos uma clara evidencia do governo em trancar o projeto de construção de casas nesta vila. Saímos satisfeitos da reunião, pois além de tirarmos uma comissão de avaliação, tivemos a confirmação de agenda na CUTHAB, que será dia 26/04/11 na câmara. Estamos avançando agora com mais força.
No dia 20 deste mês, quarta-feira passada, aconteceu reunião do FROP Centro,veio secretario adjunto e disse que pelo governo municipal está tudo solucionado. Sr. Byns Eli, da SMAM, liberou a área na Ipiranga para a construção de unidades habitacionais. Só que, para nossa surpresa, surgiu um entrave: temos que nos sujeitar à deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Um absurdo, pois não sabíamos que as obras do OP estavam vinculadas a este crivo. Anos e anos demandando, e agora que é para acontecer nossa obra, eles criam essa determinação. Tudo bem, já convocamos a região e vamos estar lá na terça para pressionar esse conselho. Nossa região demandou habitação e não praças, que é o que eles querem construir. Como está difícil avançar com essa gente,socorro!
Reunião no conselho de desenvolvimento urbano e ambiental. Pauta: aprovar, e isso é novidade para nós, a demanda do OP da Região Centro, que foi e continua sendo prioridade na região a muitos anos, unidades habitacionais na Avenida Ipiranga. Importante salientar que descobrimos a poucos dias a necessidade de as demandas do OP terem que passar por esse conselho. Estaremos lá, nós conselheiros e delegados da região, para pressionar as 27 entidades envolvidas nesse conselhão para votarem favorável a centenas de famílias que serão beneficiadas nessa construção.
Fomos na reunião do conselhão na terça, e para nossa surpresa o governo tinha retirado de pauta a nossa demanda, alegando que não teríamos votos suficientes para aprovar nossa demanda! A principio achamos muito estranho, como já disse, demandas do OP irem para parar no CMDUA. Nunca nos disseram isso. E agora isso, o governo alegar que não tem votos em um conselho onde eles tem ampla maioria de votos. Tenho alguns amigos conselheiros no CMDUA, e esses me disseram que tudo isso é uma manobra do governo para não aprovar nossa demanda. E sabem por quê? Porque essa área que já está garantida para construção de unidades habitacionais é no centro, e todos sabemos que a burguesia não admite pobres em territórios que eles acham que são deles.
Na quarta-feira, dia 20, na reunião da região centro, o representante do governo veio com a mesma alegação, de que não teríamos votos suficientes para levar adiante a votação no CMDUA. Por isso retirou de pauta nossa demanda, só que eu constatei vendo a ata da última reunião do dia 12/03 do CMDUA que nossa demanda não constava na pauta do dia 19/04, portanto acho que tem coelho nesse mato!
E o que mais tem me impressionado, são alguns líderes de entidades defenderem o governo, mesmo vendo que estão sendo enrolados, aliás um dos presidentes de associação é funcionário público municipal, portanto jamais vai ir contra seus interesses, mas da parte dos outros líderes é lamentável tal desfaçatez.
A peleja continua: quinta feira,dia 28/04, teremos reunião no CMDUA Região Centro e estaremos lá para depurar tudo, queremos nos apropriar de tudo que está acontecendo. E no dia 10/05 temos agenda marcada na CUTHAB, onde, além de nós delegados e conselheiros da Região Centro, estará presente o DEMHAB, Governança Local e Caixa Econômica Federal. Aí sim vamos ver onde está o furo da bala: não haverá saída,vamos ver quem está trancando nossos projetos, pois é de praxe um atirar a responsabilidade nas costas dos outros.
Têm conselheiros e delegados da Região que estão tremendo, e tentando blindar o governo. Não querem em hipótese alguma que aconteça essa reunião, mas agora não tem volta,vamos com tudo e acreditamos que a CUTHAB vai fazer com o que as coisas sejam transparentes. É importante salientar que não vamos discutir só esse problema da construção de habitação na Av. Ipiranga, temos demandas represadas na Vila Sossego,Vila Juliano Moreira,Vila Otto Ernest Mayer e muito mais coisas.
Como conselheiro da região, estou falando com cada liderança e mostrando a importância de todos estarem lá nessa reunião. E aqueles que não forem vão ter que se explicar depois em suas entidades. Tentar explicar o inexplicável. Portanto acredito que todos que de fato têm interesse em avançar na nossa região vão estar lá firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário