domingo, 12 de dezembro de 2010

UATI - União de Associações de Trabalhadores Informais do RS

Durante os meses de outubro e novembro de 2010, Juliano Fripp esteve envolvido com a proposição e criação da UATI - União das Associações de Trabalhadores Informais do estado do Rio Grande do Sul. As reuniões preparatórias foram presididas por Juliano e realizadas no terminal Mathias Velho do Trensurb. As reuniões contaram com o apoio do PSOL e com representantes de diversos segmentos e entidades que representam os trabalhadores informais e camelôs do estado. Entre as principais questões debatidas quando da criação da associação, constam os temas relativos ao camelódromo de Porto Alegre (com as tentativas por parte do poder público de desapossar os comerciantes populares de suas bancas ao não dar as condições necessárias à sua adaptação), o problema enfrentado pelos trabalhadores informais que atuam ao longo dos terminais do Trensurb, em que o governo federal busca retirá-los em função de interesses econômicos, e a questão da implantação do camelódromo de Pelotas e Santa Maria, com os problemas decorrentes da transição dos camelôs a este novo espaço e os interesses econômicos e políticos do poder público.

Entre as associações que assinaram o abaixo-assinado de fundação da associação e estiveram presentes, com os seus respectivos representantes, constam a ASSOVAM (Associação dos Vendedores Ambulantes - Mathias Velho), com representantes das associações de comerciantes ambulantes de Esteio (ACPTEE), Sapucaia do Sul (Associação dos camelôs de Sapucaia), Pelotas (ACAMPEL), Porto Alegre (Associação Feira Rua da Praia) e Canoas (ASSOVAM - Canoas). Estiveram presentes, entre outras pessoas, Juliano Fripp, Lourdes Coppi, Carlos Borba, Rodrigo Silva, Ângela Regina Helfer, Áurea Helen da Silva, Alexandra maria de Oliveira, José Carlos da Silva, Cristiano Ricardo Massena, Anselmo Carliani, Marcos Leandro Zimmermann, Jerci da Silva Dias, Andréia Rejane Alves Kaim. Ficou decidido que os representantes das associações presentes formariam uma comissão provisória pró-formação da UATI-RS, até que seja realizada a primeira eleição para a diretoria da UATI-RS em junho de 2011. Também ficou decidido a discussão de uma proposta de estatuto a ser levada à assembléia geral conjunta das associações antes das eleições e abaixo-assinado conjunto pró-fundação da UATI-RS, além de um dia de lutas (a princípio marcado para o dia 24 de novembro de 2010) contra a retirada dos espaços de trabalho dos trabalhadores informais do Rio Grande do Sul.

No dia 27 de outubro foi realizado um protesto, em nome da associação, em frente ao camelódromo de Porto Alegre, na avenida Voluntários da Pátria que, além de contar com o apoio do PSOL e de vários outros vereadores e autoridades políticas, também contou com a presença da mídia e serviu para lançar publicamente a proposta de fundação da associação e encaminhar as propostas para o novo governo do PT do estado.

Acompanhe, abaixo, as fotos das reuniões da associação e dos documentos de fundação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário